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terça-feira, 15 de novembro de 2011

Questões de Estudo

A relevância dos indicadores educacionais para a educação básica: informações e decisões.

SOUZA, Alberto de Mello

1. Qual o papel dos indicadores educacionais nas sociedades modernas?

“Os indicadores tem um papel de destaque nas sociedades modernas por facilitarem a divulgação do comportamento dos diversos setores e permitirem a análise, muitas vezes comparativa, de sua evolução.” ( SOUZA, A. Mello, p.155)

A sociedade moderna necessita cada vez mais de informações precisas para conhecer sua própria realidade e construir políticas públicas capazes de levar melhorias ao cidadão, seja na área econômica, política ou social.

Um indicador é uma medida estatística que traduz quantitativamente conceitos relacionados à qualidade e ao desenvolvimento de determinado aspecto da realidade que se pretende explorar.

O exemplo mais conhecido é o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – que, para monitorar o desenvolvimento dos países, considera dados sobre expectativa de vida da população, educação e PIB per capita.

Com esse índice, os países podem identificar áreas que necessitam de melhorias e de investimentos, verificar comparativamente sua situação em relação às demais nações e estabelecer metas para a melhoria de sua qualidade de vida.

De modo semelhante, os indicadores educacionais são construídos para atribuir um valor estatístico à qualidade do ensino de uma escola ou rede, atendo-se não somente ao desempenho dos alunos, mas também ao contexto econômico e social em que as escolas estão inseridas.


2. Quais os indicadores educacionais apresentados no texto como os mais utilizados nos Ensino Fundamental e Médio?

Os indicadores são classificados em: demográficos, econômicos e financeiros, políticos e sociais. Os indicadores educacionais utilizados no ensino fundamental e médio são os de insumos, de processo e de produtos, que:

“Geralmente,(...) são obtidos a partir de varáveis obtidas de duas fontes de dados: o Censo Escolar e o Censo Demográfico ou levantamentos anuais das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (Pnads). O Censo Escolar é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC) e consiste de um questionário que todas as escolas devem responder, contendo informações sobre os alunos, professores, recursos, gestão e infra-estrutura. (...) Outra fonte de dados é o Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulga, entre outras, informações demográficas e relativas à renda familiar, ao analfabetismo e à escolaridade da população”.( SOUZA, A. Mello pp. 159-160)

Tais ferramentas são úteis principalmente para o monitoramento dos sistemas educacionais, considerando o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os alunos. Os indicadores educacionais, dessa forma, auxiliam na criação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da educação e dos serviços oferecidos à sociedade por meio da instituição escolar.

3. Discorra sobre o problema da desigualdade educacional apresentado no texto.

A desigualdade educacional é mensurada pelo efeito de uma série de variáveis independentes. Há cinco grupos mais estudados que dividem a população por gênero, etnia ou raça, local de residência, classe de renda e faixas etárias.

Indicam as características dos indivíduos e das instituições de ensino que podem variar de acordo com o modelo. As formas variáveis e independentes, também, são usadas para medir as diferentes desigualdades tais como:

a)      condições econômicas da família (status ocupacional dos pais e riqueza o pobreza da família);

b)      características demográficas dos indivíduos (raça ou cor, sexos), o sexo é usado para medir desigualdades de escolaridade entre homens e mulheres, verificando-se a tendência histórica;

c)      capital cultural da família, ou seja, a educação dos pais) que medem o nível de conhecimento e acesso aos bens culturais dos pais, fator importante porque os pais podem transmitir aos filhos o conhecimento e a forma de comportamento para obter sucesso na escola;

d)      contexto regional como a região de nascimento e área de moradia é um indicador importante porque o local onde as pessoas nasceram e cresceram podem ter um efeito sobre as chances de escolarização;

e)      estrutura familiar (tipo de família, número de pessoas na família e trabalho dos pais). Famílias muito grandes encontram dificuldades para dividir os recursos entre os filhos. A presença ou não da mãe em casa. Mãe presente pode ser pode ser vantagem em termos de atenção dispensada aos filhos em fase de escolarização;

f)        qualidade de ensino, como o tipo de escola freqüentada (privada, pública, federal, municipal ou outras). Embora nos ensino fundamental e médio sejam compostos por um currículo único, a existência de diferentes escolas e qualidades implica em estratificação do próprio sistema educacional;

g)      coorte de nascimento que mostram mudanças temporais nas transições e também as interações entre todas as variáveis independentes e coortes de idade. Apenas as interações estatisticamente são mantidas.

** Coorte: 1. estudos observacionais onde indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o “status de exposição”, sendo seguidos para  avaliar a incidência de uma doença; 2. pesquisadores.

4. A quais conclusões o autor chega quanto ao impacto de indicadores educacionais como balizadores das análises dos problemas na educação?

A educação brasileira passou por grandes modificações e ainda apresenta um desempenho insatisfatório. O autor tem por objetivo descrever os indicadores educacionais utilizados no ensino fundamental e médio e o papel que desempenha as análises educacionais. As análises atestam que os indicadores tem três funções: monitorar as escolas, ajudar na tomada de decisões e fornecer informações para avaliação de programa. Encerra reiterando a importância dos indicadores na análise e dimensionamento dos problemas educacionais.

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